top of page

Glossário

Existem palavras, termos e expressões de guerra, contidas no Diário, que são desconhecidas da generalidade do público. Desse modo, aqui ficam alguns significados.

Soldados.jpg

A

ANDAR NUMA FONA- Não descansar um momento, num alvoroço.

​

AGUADEIRO- Encarregue da distribuição de água.

​

C

CALÕES- Preguiçosos.

​

CANHANGULO- Espécie de espingarda de fabricação caseira, muito utilizada durante a Guerra Civil Angolana. Era carregada pela boca.

​

CICA 5- Centro de Instrução de Condução Auto n.º 5 em Lagos.

​

COSTADOS- Costas.

​

D

DILAGRAMA- Lança granadas.

​

I

I.A.O- Instrução de Aperfeiçoamento Operacional (IAO) era ministrada às unidades mobilizadas e durava três semanas consecutivas. A instrução durante o período da guerra era quase exclusivamente orientada para as suas necessidades, e as técnicas ensinadas eram sobretudo as da contra-guerrilha.

​

​

F

FACHINA- Encarregue das limpezas gerais.​

 

FORNILHO- Caixão de pólvora que se enterra para fazer explodir.

​

FOX- Veículo blindado.

​

FUSA- Abreviatura para fuzileiro.

​

R

RENDER- Substituir na ronda, por exemplo.

​

S

SIPAI- Eram soldados indianos que serviam no exército da Companhia Britânica das Índias, Portugal manteve forças de sipaios no seu Estado Português da Índia e, mais tarde, em outros dos seus territórios ultramarinos, em Moçambique estiveram em grande número.

​

SORJA- Sargento (termo pejorativo).

​

M

MACHAMBAS- Terrenos agrícolas em Moçambique

​

MATACANHA- Também denominado por bicho-de-pé é um inseto de presumida origem sul-americana, relativamente comum nas zonas rurais. A fêmea fecundada penetra na pele do ser humano ou de outros animais, causando forte coceira e ulceração.

Histórias e Testemunhos

Este espaço destina-se a todos aqueles que pretendam deixar a sua mensagem, depoimento ou história. Poderá contactar-nos através do formulário ou apenas deixar o seu comentário.

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page