top of page

Capítulo I | Recruta (3ªParte)


Fotografias em Lagos, Recruta 1967

Segundo mês

Comecei na condução

E entrei com o pé direito

Meu monitor disse então

Que eu tinha muito jeito

Hoje até ao meio dia

Mecânica e condução

Conduzi um matateu

Que não valia um tostão

Todos os dias havia

Aplicação militar

Agora da parte da tarde

Custa mais a suportar

Hoje então ordem unida

Ás costas é a espingarda

Mais uma ordem cumprida

Depois mudamos de farda

Este sábado também

Eu preferi cá ficar

No domingo havia um filme

Que até fazia tarar

Para o cinema apontei

E houve tanta gargalhada

No filme houve uma beijoca

E eu dei uma buzinada

E com toda a brincadeira

Com toda a casualidade

Fotografias Lagos, Recruta 1967 (verso)

Na vez de apresentar armas

Fiz descansar à vontade

Quem havia de dizer

Que um nabo como este

Vá tirar 18 pontos

Logo ao primeiro teste

No meu pelotão há de tudo

Reguilas e espertalhões

O Alenquer foi pró barbeiro

Só por fanar munições

Hoje aqui no refeitório

Eu vi um grande lateiro

Que ao sentar-se na mesa

Abriu o cinto primeiro

Aspirantes e soldados

Cabos e até capitães

Milicianos danados

E filhos de muitas mães

Para aturar isto tudo

Paciência tenho que ter

E vir a ser bom soldado

Pra Portugal defender

(Relato escrito diariamente entre 28/11/1967 e 08/12/1967)

23 visualizações
Categorias
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page