top of page

Capítulo VIII | O Primeiro Ano de Comissão (6ªParte)


Nancantari

Só para me castigar

Deram me um belo castigo

Eu até estou a gostar

Ser *"fachina" é cá comigo

Os turras aqui é de rir

Para quê ir procurar?!

Estão de lá a fugir,

Mais dois se vieram entregar

Os que nos foram render

Com pouca sorte o fizeram

Um deles viram morrer

Num desastre que tiveram

E poucos dias depois

A coisa lhes correu mal

Porque morreram mais 2

De picar o areal

Devem estar desmoralizados

E com bastante razão

Já com três baixas, coitados

E há 20 dias lá estão

De fachina a *aguadeiro

Estou a ser promovido

Dos calões sou o primeiro

Não temo ser despedido

Mais um morto e um ferido

Da malta da Engenharia

Mas que má fé têm sofrido

Cada vez mais dia a dia

(Naru...) mais uma vez

Presenciou violência

Mortos tiveram mais 3

Disto há lá com frequência

Para quê escolher a maré

Se a morte está destinada?

Morreram lá na Má fé

Dois "fusas" numa emboscada

Cá os vizinhos do lado

Que em Cantina Dias estão

Viram o caso mal parado

Com 10 feridos no chão

Para desmentir que por cá

É tudo bom e bonito

Temos uma coisa má

É haver tanto mosquito

Percorrem zonas extensas

Procurando um bom lugar

As suas nuvens imensas

Chegam o sol, a tapar

Diz-se que trazem doença

Mas a mim custa-me a crêr

Com certeza ninguém pensa

Que nós os vamos comer

Até faz arrepiar

Mas a verdade é bem esta

Para os locais vê-los passar

É uma autêntica festa

Nós, é vê-los desaparecer

E meter-nos dentro de casa

Em Mueda vi comer

Mas era formiga de asa

Comem os ratos também

Comem peixe a cheirar mal

Nós então comemos bem

E em doenças é fatal

*FACHINA- Encarregue das limpezas gerais.

*AGUADEIRO- Encarregue da distribuição de água.

*CALÕES- Preguiçosos.

(Relato escrito diariamente entre 24/08/1969 e 08/09/1969)

7 visualizações
Categorias
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page