top of page

Capítulo III | Especialidade (3ªParte)


Propaganda Moçamboqie Ultramar "P'ra Frente Portugal"

Maldita a sorte que tenho

Prefiro não me lembrar

Se hoje para casa venho

Outra fachina ei de pagar

Custa a largar o dinheiro

Mas depois de estar largado

Bem junto ao meu amor

Dou-o por bem empregado

Dormi até ao meio dia

Por estar muito massado

Pois à noitinha já ia

Pró quartel contrariado

Nada de novo acontece

Que bom se possa chamar

Só chatice me aparece

Que é para não variar

Quiz-me armar em espertalhão

Hoje à tarde no pinhal

E passei um trabalhão

A todos quero ser igual

Entre o teste e a condução

A aplicação militar

À noite instrução noturna

Na vez de me ir deitar

Primeiro dia do mes

Foi muito mal festejado

Se me dão massa outra vez

Morro de massa enjoado

Depois do dever cumprido

Á noitinha ao recolher

Resolvi vir para casa

Para não me aborrecer

Ás duas da madrugada

Cheguei a casa por fim

Foi uma visita inesperada

Ninguém esperava por mim

Hoje à noite estou de volta

Mas quem me dera não estar

Se um dia sair da tropa

Até custo a acreditar

Mas que boa recepção

Tive ao comparecer

Pois cansado até mais não

Um reforço fui fazer

Conto as minhas tristezas

Com toda a sinceridade

Já estou quase no fim

Da minha especialidade

Para desmoer o jantar

Que foi só arroz com espinhas

Tive coluna nocturna

Na vez de ir para as mantinhas

Há doença nas galinhas

Diz por aqui toda a gente

Deram galinha ao jantar

Até me caiu um dente

Na sexta feira que azar

Pra não fugir ao ditado

Meus velhos fui visitar

Cheguei lá todo encharcado

Apesar do tempo mau

Não escondo a minha alegria

Junto da minha família

Passei hoje um Feliz dia

Hoje foi dia de missa

Eu não pude faltar

À noite para o quartel

Tive eu que regressar

Fui prá carreira de tiro

De manhã mal acordei

O almoço não prestava

Muita fominha passei

Todo o dia condução

Num carro há pouco estreado

Já faltei a cinco aulas

Estou sempre desenfiado

Hoje com satisfação

A arma fui entregar

Dei um suspiro de alívio

Estou quase "pronto" a ficar

Hoje não fizemos nada

Esteve sempre a chover

À noite fui ao cinema

Um bonito filme ver

De manhã manutenção

Última deste quartel

Depois na distribuição

Calhou-me Penafiel

Encontro-me hoje em casa

Marcando a minha presença

Vou para Penafiel

Logo acabada a licença

Hoje é domingo que bom

Estar em casa e ser soldado

Mesmo apesar de saber

Que estou mobilizado

(Relato escrito diariamente entre 26/01/1968 e 18/02/1968)

13 visualizações
Categorias
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page