top of page

Conselho Corrido | Poema em tempo de Guerra | Para novos combatentes


Serviços de Higiene Panfleto Informativo Combatentes Ultramar

I

Rapazes que ides partir

E defender o Ultramar

Eu já fui, tornei a vir

Trouxe muito que contar

** II ***

Não levem ninguém ao cais

Nem as famílias queridas

Evitem as despedidas

É um concelho de amigo

Eu fiz o mesmo contigo

E disse-te adeus a rir

Hoje não sei traduzir

Tudo o que senti então

Esqueçam o coração

Rapazes que ides partir...

** II ***

Está a chegar a hora

Não percam a esperança

Tenham todos confiança

Que um dia haveis de voltar

Para então abraçar

Os amigos que deixaste

Pra saberem que chegaste

A vitória a alcançar

Rapazes que ides partir

Defender o Ultramar

Depois da vossa chegada

Chega então o receio

Com saudades de permeio

Que sofrimento atróz

Eu já estive como vós

Esse receio a sentir

Mas enfrentei-o a sorrir

Nunca o posso negar

A quem vai pró Ultramar

Eu já fui, tornei a vir

** IV **

Durante a vossa estadia

Esqueçam o tempo que corre

E algum colega que morre

Estava feito o seu destino

Sentir-te hás pequenino

À tua aldeia ao voltar

Onde irás recordar

Os teus tempos de criança

Eu parti com confiança

Trouxe muito que contar

FIM

Autor: Manuel de Oliveira e Silva

Buzinas

(Escrito a 04/05/2014)

Serviços de Higiene Panfleto Informativo Combatentes Ultramar (Verso)

20 visualizações
Categorias
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page