top of page

O Adeus mais triste | Poema em Tempo de Guerra


Original do poema (Verso do Diário)

Vou partir pró Ultramar

Com a esperança de voltar

Abraçar-vou outra vez

Muito orgulhoso de ser

Um soldado português

I

Adeus minha querida mãe

A ti paizinho também

Não chores que eu voltarei

A guerra também tem fim

Peçam muito a Deus por mim

Que eu por vocês pedirei

II

A ti adeus minha querida

Daria tudo na minha vida

Para não ter de te deixar

Mas deves compreender

Que vou cumprir um dever

Não vale a pena chorar

III

Torturar-te minha amada

Chorar não serve de nada

Não te posso ver sofrer.

Que Deus me livre da morte

Pede-lhe que me dê sorte

E coragem para combater

IV

O beijo da despedida

É o mais longo da vida

E que leva mais calor.

Há nele duas promessas

Minha amada não me esqueças

Adeus meu querido amor

F.I.M

(Escrito em Cascais a 01/05/1968)

162 visualizações
Categorias
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page